domingo, 29 de abril de 2012

Android - Criando um Splash Screen


Olá Pessoal,

Hoje vou apresentar como criar um Splash Screen para nosso aplicativos, isso é muito importante no quesito visual de seu aplicativo, principalmente quando você quiser impressionar seu cliente.

Abaixo segue um print do projeto.


Abaixo seguem os fontes utilizados no projeto.

Arquivo AndroidManifest.xml
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    package="br.com.EscolaDeAndroid"
    android:versionCode="1"
    android:versionName="1.0" >

    <uses-sdk android:minSdkVersion="7" />

    <application
        android:icon="@drawable/ic_launcher"
        android:label="@string/app_name" >
        <activity 
            android:name=".SplashScreen"
            android:theme="@android:style/Theme.NoTitleBar"
            android:label="@string/app_name">
            <intent-filter>
                <action android:name="android.intent.action.MAIN" />
                <category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
            </intent-filter>
        </activity>
        
        <activity android:name=".Principal" android:label="@string/app_name"/>

    </application>

</manifest>

Arquivo main.xml
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:orientation="vertical"
    android:layout_width="fill_parent"
    android:layout_height="fill_parent"
    >

 <TextView
     android:layout_width="fill_parent"
     android:layout_height="wrap_content"
     android:text="Menu principal">
 </TextView>
</LinearLayout>

Arquivo splashscreen.xml
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:orientation="vertical"
    android:layout_width="fill_parent"
    android:layout_height="fill_parent"
    >

 <ImageView
     android:layout_width="fill_parent"
     android:layout_height="fill_parent"
     android:src="@drawable/imagem">
 </ImageView>
</LinearLayout>

Arquivo SplashScreen.java
package br.com.EscolaDeAndroid;

import android.app.Activity;
import android.content.Intent;
import android.os.Bundle;
import android.view.MotionEvent;

public class SplashScreen extends Activity{
   
    private Thread mSplashThread; 
    private boolean mblnClicou = false;

    /** Evento chamado quando a activity é executada pela primeira vez */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.splashscreen);
   
        //thread para mostrar uma tela de Splash
        mSplashThread = new Thread() {
            @Override
            public void run() {
             try {
                    synchronized(this){
                        //Espera por 5 segundos or sai quando
                     //o usuário tocar na tela
                        wait(5000);
                        mblnClicou = true;
                    }
                }
                catch(InterruptedException ex){                    
                }
                
                if (mblnClicou){
                 //fechar a tela de Splash
                    finish();
                    
                 //Carrega a Activity Principal
                 Intent i = new Intent();
                 i.setClass(SplashScreen.this, Principal.class);
                 startActivity(i);
                }
            }
        };
        
        mSplashThread.start();
    }
    
    @Override
    public void onPause()
    {
        super.onPause();
        
        //garante que quando o usuário clicar no botão
        //"Voltar" o sistema deve finalizar a thread
        mSplashThread.interrupt();
    }
    
    @Override
    public boolean onTouchEvent(MotionEvent event) {
        if (event.getAction() == MotionEvent.ACTION_DOWN) {
            //o método abaixo está relacionado a thread de splash
         synchronized(mSplashThread){
          mblnClicou = true;
          
             //o método abaixo finaliza o comando wait
             //mesmo que ele não tenha terminado sua espera
                mSplashThread.notifyAll();
            }            
        }
        return true;
    }

}

Arquivo Principal.java
package br.com.EscolaDeAndroid;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;

public class Principal extends Activity {
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
    }
}

Imagem utilizada no sistema, colocar na pastas drawable-hdpi:

Abaixo segue o resultado de nosso aplicativo:
Splash Screen
Menu Princpal

O sistema apresentará a tela de  Splash Screen por 5 segundos, ou até o usuário tocar na tela, em seguida será exibida a tela "Principal".

Caso o usuário clique no botão "Voltar" enquanto está sendo exibida a tela Splash Screen, o sistema será encerrado.

Desenvolvi o jogo Circus Puzzle Free ele é um quebra-cabeça e está publicado no Android Market, agradeço a todos que baixarem, jogarem e comentarem.



Desenv com qualidade!

5 comentários:

Wesley Alves disse...

Olá amigo, na classe splashscreen.java

ta dando o erro na linha
setContentView(R.layout.splashscreen);

sneakers club disse...

Para retirar o warning amarelinho, adicionem uma string no string.xml (pasta values) e modifiquem esse bloco no splashscreen.xml:


sneakers club disse...

<'ImageView
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="fill_parent"
android:src="@drawable/abertura"
android:contentDescription="@string/description">


retirem as aspas simples

Léo Patrocinio disse...

Olá.
Quais os formatos de imagem que o splash screen aceita?

kernel disse...

Boa tarde,
Meu projeto ele aparece o splash, so que nao sai dele... nao apresenta a principal... o que pode ser?

Obrigado