domingo, 20 de novembro de 2011

Instalação Java/Eclipse/Android/AVD Parte 3 / 3

Olá,

Estamos chegando ao final de nossa série sobre como preparar um ambiente de desenvolvimento para Android, nesse post iremos configurar o AVD - Android Virtual Device, então vamos lá.

Criando AVD

Outro ponto muito importante para o desenvolvimento é criar o AVD  (Android Virtual Device) que nada mais é do que um emulador de dispostivos, pois sem ele você não consegue debugar/testar suas aplicações, como nosso primeiro projeto foi feito utilizando o Android 2.2 vamos criar um Emulador compatível com isso, para isso vamos clicar no menu Window/AVD Manager, conforme figura abaixo.


Surgirá uma tela com todos os emuladores que você criou que nesse caso deverá aparecer em branco, e agora vamos criar nosso primeiro Emulador clicando no botão New, conforme figura abaixo.




No exemplo em questão informei apenas os campos necessários, como nome "AVD_2_2" na combo Target selecionei o Android 2.2 e também informei 50MB para simular um cartão SD, se você quiser também pode mudar a resolução do emulador bastando mudar o valor da combo "Built-in" com isso podemos clicar no botão "Create AVD" conforme figura abaixo.


Como resultado a sua tela de gerenciador de AVD deverá aparecer a virtual que você acabou de criar, você pode criar quantas AVD's achar necessário pode ser, por exemplo, uma AVD para cada versão de Android abaixo segue o resultado de nossa criação.



Agora para executar o nosso primeiro projeto você deverá relacionar o projeto a um AVD para isso clique no menu Run / Run Configurations... conforme figura abaixo.


Em seguida clique na aba Target, selecione a AVD que você acabou de criar clique no botão Apply e em seguida no botão Run, conforme figura abaixo.






Como resultado o sistema deverá carregar o Emulador (esse processo demora um pouco mesmo) e em seguida apresentar o seu projeto Hello, conforme figura abaixo.


Uma vez carregado o emulador, não fique fechando-o pois demora para carregar, quando quiser alterar alguma coisa em seu projeto basta clicar no Eclipse, alterar o seu fonte e mandar executar/compilar novamente seu projeto novamente que ele automaticamente irá sobrepor o executável no emulador e assim é que você fará seu testes, e isso ajudará muito no desenvolvimento, mas nada melhor do que de vez em quando você instalar seu projeto em um aparelho de verdade, seja um smartphone ou tablet.

Por enquanto é isso, criamos todo nosso ambiente necessário para poder começar a desenvolver, passando pela instalação do JDK do Java, Eclipse, SDK do Android, atualização de plugins, criação de um primeiro projeto, criação de um AVD/Emulador e execução de nosso primeiro projeto.

Obrigado e espero que tenham gostado.

Abaixo seguem os endereços das outras partes:







Um comentário:

Yan ALC disse...

Eu queria saber como instalar apps no android SDK sem usar eclipse???