domingo, 21 de agosto de 2011

Ganhar dinheiro com Android - Parte 1

Olá,

Como todos já devem ter visto e procurado por aí, ganhar dinheiro com Android não é fácil, existem vários sites e blogs que dizem que ganhar dinheiro com Android é ilusão, mas é preciso analisar e entender o porque é mais "fácil" lucrar com iPhone.

A diferença começa pela seleção ou falta de seleção que a Google efetua em seu Market, que acaba deixando quase tudo entrar em sua lista de App, na Apple a seleção é bem mais rigorosa, ou seja, a maioria de seus aplicativos tem uma maior qualidade, com isso fazendo seus usuários valorizarem mais o produto.

Para poder vender ou distribuir um App, você desenvolvedor tem que ter em mente que seu produto deve ser de alta qualidade em todos os pontos como por exemplo, programação, visual , áudio, manutenção e propaganda, é difícil e demorado ter tudo isso, mas se tiver você já estará no caminho certo.

Existem algumas maneiras de você ganhar com aplicativos End-user os exemplos abaixo se aplicam ao Google Market não sei dizer se aplicam a outros markets:
Distribuir o aplicativo pago
Distribuir o plicativo gratuito, mas com publicidade, por exemplo, admob que já é do próprio Google
Utilizar In-app, esse recurso é aquele que você compra algum item ou recurso de dentro de um aplicativo, esse pode ser uma boa ideia que você pode com apenas um aplicativo gere uma renda por um longo tempo.
Você pode disponibilizar no Google Market duas vocês uma paga e outra free, e com isso depois tomar sua decisões se compensa manter as duas ou não.

Outro ponto que eu vejo como importante para alavancar seu sucesso é divulgar seu aplicativo e isso é bem difícil também, mas existem algumas formas para você fazer isso, por exemplo, participe ativamente de forums e blog's e divulgue seu aplicativo se você acreditar no seus aplicativo você pode investir em propaganda, hoje existem admob para dispositivos móveis ou adwords para divulgação em sites.

Agora vou explicar meu caso o "Circus Puzzle Free", esse é meu primeiro app para Android e já o publiquei no Google Market, faz uns 15 dias, como o próprio nome diz ele é um jogo de quebra-cabeça grátis, estou utilizando o recurso do admob para apresentar propaganda e com isso arrecadar algum dinheiro, e logo em breve eu irei pagar para anunciar meu app por enquanto o número de downloads está bem baixo algo em torno de 250 e mais ou menos 50% deles estão ativos e por enquanto ganhei apenas alguns centavos com publicidade, mas isso por enquanto ainda não me desanima, pois sei que o número de downloads é baixo, quando ele aumentar espero obter algum retorno.
Já fiz duas atualizações no app para melhorar a seleção de imagens.

Abaixo segue o link do jogo, agradeço a todos de utilizarem e comentarem, mandem sua sugestões e críticas:
https://market.android.com/details?id=br.com.escoladeandroid&feature=search_result













Assim que eu tiver novos status sobre meu aplicativo eu vou postando e espero que sirva de referência para mim e outras pessoas, e se na pior das hipóteses o meu ou o seu aplicativo não der certo imagine que você tem um portfólio e que isso pode ser utilizado para você conseguir um bom emprego, você pode se especializar também na área de aplicativos comerciais.

Parte 2 : http://escoladeandroid.blogspot.com/2011/11/ganhar-dinheiro-com-android-parte-2.html
Parte 3 : http://escoladeandroid.blogspot.com/2012/02/ganhar-dinheiro-com-android-parte-3.html



Desenvolvi o jogo Circus Puzzle Free ele é um quebra-cabeça e está publicado no Android Market, agradeço a todos que baixarem, jogarem e comentarem.


Desenv com qualidade!

3 comentários:

Dinho disse...

Você ganha dinheiro quando a pessoa clica no anuncio que seu aplicativo exibe ou quando ele é exibido?

Marcio de Souza disse...

Dinho, você recebe o dinheiro quando o usuário clica no anuncio que é exibido em seu aplicativo.
Para isso existem algumas regras para receber efetivamente você precisa ter acumulado pelo menos US$50,00 e ter uma conta no paypal para poder receber.
Outra coisa, não fique clicando você mesmo no anúncio que aprece em seu aplicativo o Google possui ferramentas para monitorar

Melissa disse...

Márcio Boa tarde!

Tenho algumas ideias para criar aplicativos, são coisas que ainda não existem, porém não sou desenvolvedora, preciso de alguém que me ajude nisso. Pode me indicar alguém? Qual o valor em média para desenvolver um APP?

Aguardo seu retorno, Obrigada pelas dicas.

Melissa.